terça-feira, 26 de maio de 2009

SELO RARO COM ROSTO DE AUDREY HEPBURN VAI A LEILÃO E PODE VALER R$ 80 MIL


Um dos mais valiosos e raros tesouros da filatelia moderna vai a leilão nesta terça-feira (26/05), em Berlim, capital da Alemanha. Trata-se do selo com o rosto da atriz Audrey Hepburn, do qual apenas cinco exemplares são conhecidos. A estimativa dos organizadores é que o leilão alcance por volta de 30 mil euros (cerca de R$ 80 mil).

Em 2001, o governo alemão imprimiu uma coleção de 14 milhões de selos com imagens de várias estrelas do cinema como Charlie Chaplin, Marilyn Monroe e Greta Garbo. Audrey Hepburn também estava incluída na lista, em uma foto em que usava uma piteira.

O problema foi que Sean Ferrer, filho da atriz, reclamou da imagem justamente por causa da piteira e não autorizou a emissão. Como já haviam sido impressos milhares de selos, a única saída foi queimar todos que possuíam – só que alguns já haviam sido enviados para os correios para serem aprovados.

Trinta selos escaparam da incineração e um funcionário desconhecido usou todos eles em cartas que foram enviadas por aí. Apenas cinco foram encontrados e são considerados raríssimos, é claro. Estes cinco selos irão a leilão no Kempinski Hotel Bristol, em Berlim.

“Nós só podemos imaginar que seja lá quem for que tenha ‘roubado’ os selos Hepburn dos correios não tinha noção do seu valor, ainda que tenha economizado 55 centavos usando em cartas normais”, afirmou Andreas Schlegel, o leiloeiro.

Como curiosidade, em 2003 os Correios dos Estados Unidos homenagearam Audrey Hepburn em uma série que imortalizou estrelas do cinema. O lançamento teve a presença do filho da atriz, nascida na Bélgica. Ah, a imagem usada no selo? Audrey em ação no filme Bonequinha de Luxo, um dos seus maiores sucessos.

Um comentário:

  1. ola, gostava de saber se o selo " A Semiadora" tem algum valor em espicial, obg ricarrdo@netcabo.pt

    ResponderExcluir