quarta-feira, 6 de maio de 2009

DATA COMEMORA “DIA UNIVERSAL DO SELO” E 169 ANOS DO “PENNY BLACK”, PRIMEIRO SELO DO MUNDO


Nesta quarta-feira comemora-se o Dia Universal do Selo. A data é uma homenagem ao primeiro selo postal da história, o Penny Black, emitido pelo Reino Unido em 1º de maio de 1840, mas que só começou a circular no dia 6 de maio, portanto, há 169 anos.

A primeira impressão do Penny Black foi de 60.000 exemplares. Estima-se que tenham sido emitidos 68.000.000 de exemplares (dos quais 1.500.000 teriam sobrevivido) até ser retirado de circulação, em 1841, por causa de sua cor negra, que permitia que os carimbos não fossem visíveis e o selo reutilizado. Seu substituto foi o Penny Red, impresso em vermelho.

A idéia de criação do selo foi parte do projeto de reforma do sistema postal inglês, concebido por Rowland Hill, também responsável pelo esboço do primeiro exemplar, com a estampa do perfil da Rainha Vitória. Esses selos precursores ficaram conhecidos como Penny Black, numa alusão ao preço (um penny, equivalente ao centavo brasileiro) e cor (black, preto em inglês).

Antes da criação do selo, o destinatário arcava com as despesas de correspondência. Com a invenção de Mr.Hill, porém, foi possível uniformizar as taxas de todas as regiões de uma nação e, posteriormente, implantar um sistema postal de âmbito internacional.

2 comentários: