terça-feira, 10 de abril de 2012

LUBRAPEX 2012 ACONTECE EM SÃO PAULO




Já está definida a Lubrapex 2012! A 21ª Exposição Filatélica Luso-brasileira, mais tradicional evento da filatelia lusófona, vai acontecer, em São Paulo (SP), de 12 a 18 de novembro, no Edifício Histórico dos Correios, na região central da cidade.
Proposta pelo diplomata e filatelista brasileiro João Paulo do Rio Branco, a Lubrapex teve sua primeira edição em 1966, no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro (RJ).  Atualmente trienal, sua sede alterna-se entre Portugal e Brasil. Desde 1984, a exposição integra também os demais países de língua portuguesa, estimulando as relações culturais e a valorização do idioma.
As administrações postais dos países participantes editam emissões filatélicas alusivas ao certame, tendo já prevista uma emissão conjunta dos Correios de Portugal e do Brasil, designada por 'Série Relações Diplomáticas Brasil – Portugal – Lubrapex. 2012'. Os escritores lusófonos Cruz e Sousa e Fernando Pessoa vão integrar a emissão comemorativa. 
LOGOMARCA – Os Correios apresentaram no mês passado a logomarca oficial da Lubrapex, criada pela designer Míriam Guimarães, do Departamento de Filatelia e Produtos dos Correios, com base no tema da exposição: A Força da Língua Portuguesa. 
“A marca apresenta elementos universais marcantes da linguagem em geral, como o balão de diálogo e as aspas, que extrapola o próprio balão e ‘abre’ a fala pro infinito, convidando as pessoas a participarem do diálogo que os Correios propõem através da viagem pelo mundo dos selos”, diz.
A marca padrão adota a cor verde, presente nas bandeiras dos dois países. O projeto gráfico inclui versões alternativas da marca em preto-e-branco, vermelho e amarelo, além de grafismos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário