sexta-feira, 26 de junho de 2009

LIVRO “SELOS, MOEDAS E PODER: O ESTADO IMPERIAL BRASILEIRO E SEUS SÍMBOLOS” SERÁ LANÇADO NESTA TERÇA


Será lançando na próxima terça-feira (30/06) o livro “Selos, moedas e poder: o Estado Imperial brasileiro e seus símbolos 1840-1889”, do historiador Luciano Mendes Cabral. O lançamento vai acontecer na Livraria Cia do Livro, em Vassouras (RJ). O preço de cada exemplar é R$ 34.

Segundo o release divulgado pela Editora Apicuri (
www.apicuri.com.brvendas@apicuri.com.br – 21-2533.7917), na obra o autor pretende promover uma leitura da construção do Estado e da idéia de nação no Brasil, durante o Segundo Reinado. Com esse propósito utiliza fontes iconográficas, priorizando o que chama de Imagens Oficiais do Estado. Tais imagens ele encontra nos selos postais e nas moedas que circularam no Império durante o governo de Pedro II.

Estrutura a sua análise em três momentos principais. Em um primeiro procura entender o processo de produção dessas imagens, partindo da análise dos operatores e do studium inerentes a esse processo, estabelece as relações existentes entre a produção de discursos ideológicos, de símbolos e a construção do próprio Estado e da Nação.

Nos momentos subsequentes, analisa os dois padrões imagéticos que identifica nas fontes sobre as quais trabalha, articulando-os às grandes questões políticas e culturais do período em questão.

Sobre o autorLuciano Mendes Cabral é graduado em História e Mestre em História Social pela Universidade Severino Sombra. É professor de História no Centro de Estudos Integrados - CEI em Barra do Piraí, nos cursos de graduação e pós-graudação do Centro Universitário Geraldo Di Biase e do Colégio Pedro II. Atualmente desenvolve pesquisas no campo da história política e da história da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário