quinta-feira, 7 de maio de 2009

ARTIGO: CONHEÇA MAIS SOBRE A CARIMBOLOGIA


Quando se fala em filatelia, a maioria logo pensa em colecionadores de selos. Poucos, porém, sabem que o hobby vai muito além, com diversos outros tipos de opção de coleções, como de Máximos Postais (peça formada pelo selo e um cartão postal relativo à emissão), EPD ou FDC (envelopes de primeiro-dia de circulação, onde se colocam o selo e também um carimbo comemorativo), Editais (impresso produzido pelos Correios com detalhes sobre a emissão) e Carimbos. E é sobre essa última opção que vamos falar nesta postagem.

A carimbologia (também chamada de marcofilatelia) é um tipo de coleção onde o principal objetivo é a coleta e estudo dos carimbos postais, podendo estar relacionados a determinadas épocas, emissões, agências e cidades ou mesmo tipos diferentes de carimbos.

Os carimbos podem ser de vários tipos, como por exemplo: Comemorativos (relacionados a uma emissão ou a um tema/evento/pessoa/acontecimento); de Chegada (no verso do envelope, com a data de chegada o serviço de distribuição); Datador (usado diariamente pelos Correios, possui data e, geralmente, o nome da cidade e/ou agência); de Favor (colocado em selos novos ou peças filatélicas, a pedido do comprador); Mudo (usados nos primórdios do selo postal, sem nenhuma inscrição ou data); de Primeiro Dia (feito especialmente para marcar o dia de lançamento de um selo ou bloco).

Há também carimbos ditos “de serviço”, como aqueles com as letras A.R (Aviso de Recebimento), D.H. (Depois da Hora, atualmente em desuso), R. (Registrado e que vinha sempre acompanhado por um número colocado à mão; atualmente usam outro sistema), V.P. (Vale Postal), T (Taxado), M.E. (Mal Encaminhado), A.O. (o que seria?) e muitos outros.

Todos esses carimbos contam um pouco da história postal brasileira.

CATÁLOGOS
No Brasil, os colecionadores possuem duas obras de referência: o “Catálogo Paulo Ayres”, principal estudo sobre carimbos da época do Império, e “Carimbos Postais Brasileiros”, estudo em 3 fascículos do filatelista Victor Petrucci, de Campinas (SP) (
vicpetru@hotmail.com), sobre os carimbos brasileiros do período republicano e guia sobre como colecioná-los. Veja site da Abrafite: http://www.abrafite.com.br/carimbologia2.htm

ABRACAR
Em 2000, no dia 19 de agosto, foi fundada em São Paulo a ABRACAR – Associação Brasileira de Carimbologia, entidade que reúne colecionadores com o propósito de estudar, praticar e divulgar a filatelia, em especial a carimbologia.

Para saber mais sobre carimbologia, visite os links:
http://www.correios.com.br/selos/prod_filatelicos/carimbos.cfm
http://www.fefiesp.com.br/abracar.htm

Agradeço ao amigo e filatelista Victor Petrucci (
vicpetru@hotmail.com), grande estudioso do tema, pelas informações sobre carimbologia e pelo apoio. Em breve publicaremos mais notícias sobre o assunto. Aguardem!

3 comentários:

  1. Caro Márcio
    O presente artigo é muito importante para a divulgação deste aspecto da filatelia que é a Carimbologia. Normalmente o destino de nossos envelopes é o lixo. Poucos são os que guardaram envelopes com este proposito de estudo e muitos são aqueles que os têm, muitas vezes às centenas, guardados por qualquer motivo e que agora podem ser recuperados e colecionados como um interessante passatempo. Lembramos que cada envelope porta em si uma pequena parcela importante da História Postal Brasileira agora já com vários séculos de existência. Foi um prazer colaborar com seu artigo e conte comigo para artigos futuros.

    Um abraço

    Victor A. Petrucci
    Campinas SP

    ResponderExcluir
  2. AMERICO REBELO:
    americoBenfiquista@hotmail.com

    SR. VICTOR PETRUCCI, INFORMO QUE O SEU ARTIGO É MUITO INTERESSANTE, POIS É UMA VERTENTE DA FILATELIA QUE PODE TRAZER MAIS JOVENS PARA ESTE MUNDO FILATÉLICO.

    FELIZMENTE ESTAMOS SEMPRE A APRENDER.

    AMERICO REBELO
    PORTO - PORTUGAL

    ResponderExcluir
  3. Olá Márcio

    Acabei de enviar-lhe um e-mail perguntando sobre a programação e horário para o dia 28 próximo.

    Aguardo resposta.

    Abraço
    Victor A. Petrucci

    ResponderExcluir