quarta-feira, 22 de abril de 2009

SELO DE LOUIS BRAILLE É RELANÇADO NO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT


A primeira emissão comemorativa do ano vai ganhar uma nova cerimônia de lançamento nesta quarta-feira (22/04). O selo em homenagem ao francês Louis Braille, criador do sistema que leva o seu nome e permite que deficientes visuais possam ter acesso à leitura, vai ser relançado no Instituto Benjamin Constant (IBC), no Rio de Janeiro (RJ).

O IBC foi a primeira instituição a ensinar o sistema Braille, em 1854, quando ainda se chamava Imperial Instituto dos Meninos Cegos. O primeiro professor do novo método no Brasil foi José Álvares de Azevedo, filho do poeta Manoel Álvares de Azevedo. Cego desde o nascimento, ele foi enviado pela família para estudar na França. Ao voltar ao Rio, passou a ensinar a filha do médico do imperador D. Pedro II, que era cega. Pouco tempo depois, o educandário para cegos foi criado.

“Estamos comemorando o nascimento de um benfeitor da humanidade, de alguém que criou um sistema de leitura, lazer e trabalho para os cegos, dando a eles o significado de cidadania”, diz Maria da Glória de Souza Almeida, vice-diretora do IBC. “O sistema braille foi o primeiro grande passo da inclusão da pessoa cega na educação brasileira. E o Brasil desempenha papel de destaque na América Latina.”

O selo comemorativo ao bicentenário de nascimento de Louis Braille foi lançado inicialmente no dia 04 de janeiro, com cerimônias em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro. Foram impressas 1.000.008 unidades, que serão comercializadas em todo o território nacional até 2012, ao preço de R$ 2,20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário