quarta-feira, 8 de abril de 2009

HOJE É COMEMORADO O DIA DO CORREIO


Hoje é o Dia do Correio. A data foi escolhida por conta do decreto que instituiu a Nova Regulação do Correio de Portugal, promulgado no dia 8 de abril de 1805.


Vale ressaltar que o início das atividades postais no Brasil aconteceu em 1663, no dia 25 de janeiro, quando foram criados os correios-mores do nosso País. Por isso, também comemoramos nesta data o Dia do Carteiro e, para muitos, o Dia do Correio Brasileiro.

Mais de um século depois, em 1798 (20 de janeiro), foi instituído o serviço de Correios Marítimos, para melhorar a comunicação entre Portugal e sua então Colônia, o Brasil. Inicialmente o serviço ligava o Rio de Janeiro (onde estava a Administração do Correio) a Lisboa. Pouco mais tarde foi regulado o serviço postal interno, iniciado com a criação da primeira agência postal no interior brasileiro, em Campos (RJ).

O Departamento de Correios e Telégrafos-DCT foi criado em 1931. Pouco depois apareceu o Correio Aéreo Militar, que deu origem ao Correio Aéreo Nacional e permitiu a remessa de correspondência a lugares quase inatingíveis.

A atual Empresa Brasileira de Correios de Telégrafos-ECT foi criada em 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário