quinta-feira, 15 de outubro de 2009

COMEÇA NESTA QUINTA O 6º ENCONTRO NACIONAL DE TAQUARA (RS)


Colecionadores de todo o Brasil participam, a partir desta quinta-feira (15/10), do 6º Encontro Nacional de Filatelia, Numismática e Colecionismo de Taquara (RS), que vai até sábado, dia 17, no Clube Comercial. O evento, com entrada franca, ocorre das 9h às 18h. A promoção é do Clube Filatélico e Numismático de Taquara - CFNT, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Taquara, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, das Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT, da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana - CICS-VP, Citral Transporte e Turismo e CR Sistemas e Web.

O encontro nacional iniciará às 10 horas da quinta-feira, com a abertura oficial. Na ocasião será realizada uma homenagem as colecionadoras Eunice Ramos Medeiros, membro do CFNT e Caliandra Nipper Ávila, a associada mais jovem do Clube. Nos três dias de programação, poderão ser apreciados e adquiridos pelo público variados objetos de coleção, como medalhas, cédulas, moedas, selos, postais, fotografias, documentos, cartões telefônicos e outros colecionáveis. Também haverá exposição de diversas coleções, como de cartões-postais e fotos antigas de Taquara, do acervo de associados do CFNT; caixas de fósforo, de José Luis de Ávila; objetos promocionais da Coca-Cola, de Geraldo Antonio Lauck; lápis de madeira, de Reneo Birck, entre outras. No dia 16 de outubro, sexta-feira, às 19 horas, acontece o tradicional leilão de venda sob ofertas.

Paralelo ao encontro, ocorre o projeto “Correio nas Escolas”, na sala de cursos da CICS-VP, com a apresentação de palestras e oficinas para o público infantil. O objetivo do projeto é o de despertar nos estudantes o interesse pela filatelia, com a utilização dos selos postais como instrumento de cultura, pesquisa, entretenimento e integração social. No encerramento do encontro, no sábado, às 20 horas, os expositores participarão, na sede social do CTG "O Fogão Gaúcho", de um jantar baile de confraternização. Na ocasião, haverá a apresentação de grupo folclórico gaúcho, mostrando as tradições do Rio Grande do Sul para os participantes.

Com o objetivo de incentivar o hábito de colecionar como importante ato cultural e educacional, o CFNT abre o evento para que colecionadores, além de filatelia e numismática, participem comercialmente e também com exposições. "O instinto do colecionismo está dentro de cada um de nós", acrescenta Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, presidente do CFNT. Ela acredita que abrindo o espaço para novos tipos de coleção, o evento ganha proporção maior junto a colecionadores de todo o Brasil, além de atrair novos interessados.

Fonte: Vinicius Linden / TCA - Portal Paranhana On-line (12/10/09) - Taquara - www.paranhana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário